FLAMENCO
Idades: Adultas/os
Património Cultural Imaterial da Unesco, apresenta-se como sendo o produto da fusão de várias culturas, como a andaluza, mourisca, árabe e judaica. Pode ser dançado por pessoas de todas as idades e exercita a concentração e a memória por ter uma gama muito variada de ritmos e de compassos. Permite a expressão não-verbal de uma série de emoções diferentes, o que acaba por ajudar na manutenção de um estado de “equilíbrio mental” e no alívio do stress.
SEVILHANAS
Idades: Adultos e Kids
Dança folclórica de origem Andaluz com caráter alegre e festivo. Tem uma estrutura fixa e simples.
Pode ser dançada por pessoas de todas as idades, e é bastante completo ao nível do trabalho muscular.
BALLET INFANTIL
Idades: Dos 5 aos 8 anos
Favorece a criatividade, a musicalidade, trabalho em grupo, disciplina, boa postura e ritmo. Melhora a coordenação motora, aumenta a concentração e desenvolve as noções de espaço da criança.
Através da dança, os alunos aumentam a flexibilidade, a resistência corporal e melhoram o equilíbrio e os reflexos. A prática da Dança nesta idade estimula ainda o desenvolvimento intelectual, aumenta a auto-estima e ajuda a fazer amigos.
DANCE FUSION
Idades: Dos 6 aos 18 anos
Composta por uma fusão de vários estilos como a Dança Jazz, o Ballet Clássico, a Dança Contemporânea e o Hip Hop.
Através da fusão dos vários estilos de dança, os jovens vão compreender a importância das diferentes ideologias e culturas convergirem, ajudando a trabalhar o seu conhecimento sobre o assunto, a sua compreensão e aceitação do multiculturalismo na sociedade. A Dança dará ainda espaço para a exploração da criatividade, do sentido
de improvisação, musicalidade e desenvolvimento da linguagem corporal de cada um, demonstrando também a importância do esforço, empenho e disciplina na obtenção de um objetivo.
DANÇA CRIATIVA
Idades: Dos 3 aos 5 anos
Estimula a criatividade e a auto-expressão. Nela privilegiam-se temas básicos do movimento e as suas variações, ao invés de uma série de exercícios previamente estabelecidos. É uma forma de ensino através do uso da criatividade da criança para explorar vários movimentos dançados, resultando no prazer de dançar e se expressar através do corpo, comunicando por meio do movimento.
CONTEMPORÂNEO
Idades: Dos 6 aos 18 anos
Surge nos EUA para romper os moldes rígidos da Dança Clássica. É uma dança que liberta os bailarinos das limitações dos estilos e das técnicas de dança, para que se possam expressar melhor, compreender os seus sentimentos e contar histórias.
Explora mecanismos de criação e leva os bailarinos numa viagem de descoberta sobre si e sobre o mundo que os rodeia.
DANÇA SÉNIOR
Idades: + 60 anos
A atividade constitui-se como uma das mais interessantes ferramentas para a promoção do bem-estar físico, psíquico e social na terceira idade. Alia a música à atividade física, e é um dos exercícios mais completos.
Através do movimento na Dança, o idoso poderá adquirir muitas aprendizagens, estimular a memória, corporal, sensorial e espacial.
Pilates
Idades: Adultas/os
O Pilates é um método que surge no século XX pela mão de Joseph Pilates com a intenção de ajudar na reabilitação física. O seu principal foco é desenvolver um trabalho de força do core (abdominal, cintura pélvica, lombar), melhorar postura, estabilizar e alongar a coluna, equilíbrio e melhorar a resistência corporal no geral.
Permite ainda que os alunos aprendam a ter maior consciência corporal, reduz as as tensões articulares provocadas pelo encurtamento dos músculos (muitas vezes causa de problemas articulares, principalmente em idosos ou indivíduos que se viciam em posições erradas no dia-a-dia).
Possibilita um aumento da eficiência mecânica, permitindo a realização de novos gestos e movimentos e diminui os riscos de lesões e distensões musculares.
Gostaria de se inscrever num Estilo de Dança que ainda não existe na HOPE ?
Estamos sempre abertos a sugestões!